O que é mediação da aprendizagem?
O
mediado se depara com diversas ferramentas de estímulo à sua aprendizagem
(nesse artigo estamos focando na ferramenta jogos de raciocínio), através do
mediador esses estímulos são mediados intencionamente para que o objeto do
conhecimento chegue de forma significativa ao mediado.
Além
disto, sem um mediador, mesmo se o sujeito obtivesse tal conhecimento, não
entenderia sua significância. O mediador cria no sujeito formas de abordar e
entender questões pertinentes ao objeto do conhecimento e sua significância.
Feuerstein
(2010, p.76) resslata que “até mesmo
mudarei o estímulo para que atraia o seu olhar...certificarei que você veja
outra coisa para identificar a conexão entre o que está vendo agora e o que
veio antes ou o que virá depois.
Considera-se
fundamental pensar as situações de ensino-aprendizagem a partir dos critérios
de mediação propostos por Reuven Feuerstein (2010) , que seriam condições para
uma mediação eficaz a Intencionalidade e reciprocidade: a aprendizagem é uma
ação recíproca, o mediado tem intenção de ensinar algo, tem intenção de que o
estudante aprenda, e o estudante tem a vontade de aprender ou deve ter essa
vontade despertada. A intenção que gera uma resposta recíproca estabelece o
aprendizado. Significado: refere-se ao que tem importância, ao que gera
interesse e proximidade com o mediado.
Transcendência:
processo de metacognição, de o mediado pensar sobre sua aprendizagem, sobre seu
processo de apropriação do conhecimento, estabelecendo relação com outros
significados na sua aprendizagem.
Competência:
sentir-se protagonista pela própria aprendizagem e se motivando a novas
conquistas. Onde o mediador oportuna novas situações para que o mediado alcançe
o sucesso.
Regulação
e controle: controle dos atos, impulsividade, coerência nas ações, atitudes
pensadas, refletidas, assertivas. Compartilhar: cooperação, interação social,
compromisso com o grupo no qual se está inserido. Individuação e diferenciação:
valorização das diferenças pessoais, do que torna cada mediado único em suas
particularidades, desenvolvendo seu estilo de aprendizagem. Planejamento e
objetivos: busca de caminhos mais coerentes para se alcançar um objetivo
pré-determinado.
O novo e
a complexidade: desafios, superação, autodesenvolvimento, buscando novas
competências e habilidades. Modificabilidade: o ser humano é modificável, o
cérebro é plástico, podendo qualquer pessoa, independente de sua realidade e
limitações se desenvolver, se superar e evoluir.
Escolha pela melhor alternativa: escolher
certo, o que tem maior potencial de sucesso. Pertença: somos seres sociais e precisamos
conviver em sociedade e ter boas relações com os demais, e nos sentirmos parte
de um grupo, cultura. Vínculo (MEIER e
GARCIA, 2007, p. 54): relação professor-aluno no processo de
ensino-aprendizagem, “ao priorizarmos as experiências de aprendizagem mediada
em sala de aula, salientamos várias ações que fazem um professor tornar-se um
bom mediador”. Para que a interação possua valor de mediação deve incluir as
características de intencionalidade e reciprocidade e a busca por significado
para o mediado.
A
mediação da transcendência é responsável pela expansão constante do sistema de
necessidade humana para além das necessidades primárias, mas para com
necessidades como moral e ética.
A
mediação do significado é mais determinante para a questão de valores,
costumes, cultura e normas que regulam o comportamento, a qualidade do
significado é expressa pelas mudanças que traz no sujeito mediado, por fazer
com que seja entendido, integrado e internalizado como sistema de princípios,
indo além do conteúdo formal aprendido em sala de aula.
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