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Mostrando postagens de dezembro 21, 2020

O jogo de raciocínio

  É um espaço simulação de situações da vida que promove processos de aprendizagem em várias instâncias. Desenvolve habilidades relacionadas à estrutura do jogo e aos seus elementos. Exige planejamento e concentração em seus movimentos, além de surgimentos de regras que o aluno cumpre ao jogar, sendo assim, os aspectos cognitivos são desenvovidos diante ao jogo, pois sabe-se que a criança se desenvolve integralmente quando é porprocionado materiais adequados e ambiente interessante para tal faixa etária.   Tabuleiro: é o delimitador das condições da realidade simulada. Ex: jogo “Hora do Rush ” trabalha concentração, estratégia, planejamento, orientação espacial e desafia o raciocínio lógico. Objetivo: Sair com o carro vermelho do congestionamento através de cartas desafio e com movimentos limitados pelos demais carros. os movimentos do carro delimitados a somente a linha em que se encontra Integrantes no trabalho com os jogos: Escola: trabalho sistematizado, significação, resultados,

O que é mediação da aprendizagem?

  O mediado se depara com diversas ferramentas de estímulo à sua aprendizagem (nesse artigo estamos focando na ferramenta jogos de raciocínio), através do mediador esses estímulos são mediados intencionamente para que o objeto do conhecimento chegue de forma significativa ao mediado. Além disto, sem um mediador, mesmo se o sujeito obtivesse tal conhecimento, não entenderia sua significância. O mediador cria no sujeito formas de abordar e entender questões pertinentes ao objeto do conhecimento e sua significância. Feuerstein (2010, p.76) resslata que “ até mesmo mudarei o estímulo para que atraia o seu olhar...certificarei que você veja outra coisa para identificar a conexão entre o que está vendo agora e o que veio antes ou o que virá depois. Considera-se fundamental pensar as situações de ensino-aprendizagem a partir dos critérios de mediação propostos por Reuven Feuerstein (2010) , que seriam condições para uma mediação eficaz a Intencionalidade e reciprocidade: a aprendizagem

Mediação e ludicidade

  A mediação na educação é uma forma que o educador tem para ajudar o aluno a solucionar problemas, pois é o professor que mostrará o caminho para esse aluno, e consequentemente conseguirá buscar suas próprias respostas. A aprendizagem mediada oferece interação, estímulo e oportunidades de expansão da aprendizagem. Ou seja na busca de um maior entendimento sobre a mediação. Toda criança, indo além das aulas tradicionais de conteúdo nas escolas, necessita de mais estímulos para desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais, éticas e socioemocionais. Os jogos de raciocínio, conforme será apresentado no presente artigo, se constituí como atividade que trás benefícios para com todas as habilidades descritas acima, pois estimula a imaginação, autoestima, autocontrole e o trabalho em grupo. É uma preparação para situações do cotidiano, da infância e até mesmo da vida adulta, sendo importante também a vivência do jogo no âmbito familiar. Sabe-se que educar através da ludicidade desperta