Mediação e ludicidade
A mediação na educação é uma forma que o educador tem para ajudar o aluno a solucionar problemas, pois é o professor que mostrará o caminho para esse aluno, e consequentemente conseguirá buscar suas próprias respostas.
A aprendizagem mediada oferece interação, estímulo e oportunidades de expansão da aprendizagem. Ou seja na busca de um maior entendimento sobre a mediação.Toda
criança, indo além das aulas tradicionais de conteúdo nas escolas, necessita de
mais estímulos para desenvolver suas habilidades
cognitivas, sociais, éticas e socioemocionais. Os jogos de raciocínio, conforme
será apresentado no presente artigo, se constituí como atividade que trás
benefícios para com todas as habilidades descritas acima, pois estimula a
imaginação, autoestima, autocontrole e o trabalho em grupo.
É uma preparação
para situações do cotidiano, da infância e até mesmo da vida adulta, sendo
importante também a vivência do jogo no âmbito familiar.
Sabe-se
que educar através da ludicidade desperta o interesse e estimula o aluno no
âmbito escolar e favorece que o professor exerça um papel de mediador, não
somente na situação do jogo mas em todos os aspectos de uma boa aula.
Desse
modo o aluno poderá se desenvolver cognitivamente e melhor se relacionar em
sociedade, sendo uma oportunidade de crescimento e amadurecimento intelectual. A
presente pesquisa tem por objetivo compreender a contribuição que os jogos
proporcionam para o desenvolvimento do aluno.
Diante
de um olhar pedagógico o processo de ensino aprendizagem está em evidência
quando se refere ao aprendizado usando métodos lúdicos Na área edcuacional o lúdico faz parte da
vida do ser humano, que nasceu para aprender e descobrir tomando para si
próprios conhecimentos, desde os mais simples ao mais complexos.
O
indivíduo irá aprender com pessoas a sua volta e nos lugares por aonde irá
viver parte de sua vida, construindo qualidades, caráter como cidadão
trabalhador, sendo assim o métodod lúdico
não deve ser visto apenas por diversão tendo uma grande importância no processo
do Ensino-Aprendizagem. Tendo em vista
que a ludicidade se torna um grande laboratório para o desenvolvimento da
criança. A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que
coloca na ação seu sentimento e emoção.
Comentários
Postar um comentário