Sustentabilidade ambiental.Nós podemos!


Quando cursava o ensino médio numa escola técnica do munícipio onde moro,optei por cursar conjuntamente,um curso de nível técnico;como sempre interessei-me por meio ambiente,inscrevi-me no curso de técnico em saneamento,profissão pouco em voga,mas muito interessante e nobre.Durante o curso,apaixonei-me pelo estudo da biodiversidade de nosso país,e muito entristeceu-me conhecer mais a fundo a degradação a que o homem tem sujeitado a natureza.
Foi um período muito bom,fiz estágios que foram experiências únicas ao conhecimento ambiental que hoje possuo,mas infelizmente auqi na região não consegui mercado para atuar nessa profissão;por isso decidi-me a fazer graduação em outra área,mais rentável,mas não sabia qual seria a mais interessante a mim.
O que iluminou-me foi a leitura de um conjunto de pesquisas entitulado "A Amazônia e o desenvolvimento sustentável",publicado pela Embrapa,livro que foca nas questões econômicas da sustentabilidade ambiental.Pesquisei mais a fundo sobre o assunto e decidi-me por fazer graduação em Ciências Econômicas,motivada também por meu gosto em estudos de História e Política.
Ao final da graduação,defendendo minha tese de monografia,verifiquei que a questão sustentabilidade não é atual como o parece;a própria Ciência Econômica surgiu da necessidade de encontrar-se soluções frente a escassez de alimentos e a finitude dos recursos naturais,necessários a sobrevivência humana.
Porém,concluí também,que para uma sociedadetornar-se sustentável, é preciso condicionar desenvolvimento à conservação dos recursos já existentes, e construir novas tecnologias que gerem menores impactos ambientais.
Algumas medidas são tomadas por todo o mundo,ongs trabalham atovamente para a conscientização do povo, conferências são realizadas e leis promulgadas;mas ainda é muito pouco,perante o problema que temos pela frente.
O desenvolvimento sustentável é possível,mas não dentro do consumismo capitalista e da corrupção dos governos.É preciso que esse sistema que objetiva o lucro exacerbado e o dinheiro a qualquer preço,conscientize-se de que nada disso terá valor quando não houver mais o que ser explorado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As sierras do mundo...

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!