O uso do celular e de outras tecnologias como recursos pedagógicos
Na atualidade, a velocidade da comunicação e a quantidade de
informações a que se tem acesso, trouxe desafios no âmbito escolar.
A função da escola é a de ensinar a conhece e a aprender, a
formar para compreender e a desenvolver o pensar, para que os alunos analisem
as informações e o mundo ao seu redor com criticidade.
Para tanto, é preciso que o processo de mediação da
aprendizagem seja pautado pelo significado; ao que faz sentido no cotidiano do
aluno, e hoje em dia os recursos tecnológicos são indispensáveis nesse processo.
É necessário que o usuário, seja professor ou aluno, supere os desafios nos
âmbitos do acesso, do uso e, principalmente de apropriação das ferramentas e
transcenda quanto à sua importância pedagógica.
Novas metodologias podem ser desenvolvidas utilizando os
dispositivos móveis, como o celular, justamente por fazer parte do cotidiano
dos alunos. O uso dos recursos digitais possibilita uma maior interação nos
processos de comunicação e uma relação
professor-aluno mais aberta e significativa, fazendo com que a aula transcenda esses limites.
Uma estratégia, por exemplo, é combinar com os alunos que,
antes de finalizar o estudo de um determinado assunto, eles precisam trazer
para a sala de aula os seus celulares para realizarem um simulado, a ser trabalhado
em duplas.
O intuito de utilizar o celular como recurso pedagógico, ou
outra ferramenta tecnológica, como tablet ou computador, é o de gerar
significado e facilitar o processo de mediação da aprendizagem. Mas observando
que, o aparelho deve ser utilizado de acordo com algumas regras pré estabelecidas
pelo professor, para não ir além da sua proposta e dispersar.
Para que um recurso tecnológico se torne uma ferramenta
pedagógica eficiente, é necessário inseri-la no planejamento de aula e usá-la
como estratégia no ensino mediado.
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