Caminho para o sucesso educacional Brasileiro: Revalorização da carreira docente

 

A desvalorização do professor o afeta enquanto profissional e também o futuro de uma nação, porque se esse tipo de carreira não atrai os melhores talentos, e o ensino, desvalorizado, não estimula os jovens a essa carreira, tão fundamental para a formação, desde a base, da população.

O primeiro ponto é a remuneração do professor, abaixo de outras profissões de nível superior, e que, além de ensinar, tem de se dedicar a estudo contínuo em sua formação e para manter-se como um profissional de qualidade.

Educação qualitativa, é disponível somente às famílias com bom poder aquisitivo, e aos mais pobres, é como se fosse um “favor” do Estado, de pelo menos oferecer um local com professor e alimentação para as crianças e adolescentes, como em um princípio assistencialista.

Mas educação de qualidade não é favor! É um direito legítimo e constitucional de todo cidadão, sendo obrigação dos estados, e dos municípios, como devolutiva dos impostos arrecadados.

É dever do Estado exigir que os professores sejam dedicados o suficiente para poderem ofertar um ensino de qualidade, e para tanto, o professor tem de receber boas condições de salário, estrutura e investimento, para ofertar em troca seu conhecimento e dedicação.

 Mas também são indispensáveis os investimentos para a construção de mais escolas e reformas nas já existentes; e haver estrutura e planejamento para situações adversas, como na presente situação de pandemia, que afeta diretamente o setor educacional.

 Portanto, é urgente a revalorização da carreira docente, para que caminhemos para um futuro em que todos os cidadãos tenham acesso a uma educação digna. Um estudante, tenha possibilidade de adquirir conhecimentos sólidos, transformando-se em um profissional responsável e competente para exercer uma profissão bem sucedida, ao ponto de retribuir à sociedade com um trabalho de engrandecimento da sua comunidade local. É isso que resulta em desenvolvimento real e de qualidade de um País!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!

Pablo Neruda - "Não há perdão"