Política de cotas no Brasil

A política de cotas no Brasil veio para diminuir o atraso histórico em relação às etnias que foram mais desfavorecidas econômica e socialmente em nosso país.
Sou a favor da política de cotas nas universidades, por exemplo, para os afrodescendentes e para os que durante toda a vida escolar estudaram em escolas públicas.
Sou a favor porque desde sempre as leis reservaram privilégios para os abastados, resultando em poucas oportunidades para os desafortunados.
Não acho justo nem honesto que após séculos de desigualdade, ambos (abastados e desafortunados) sejam exigidos da mesma forma. Não é justo haver
(teoricamente),as mesmas oportunidades, porém, formas desiguais de se concorrer.
Para embasar meu raciocínio,voltemos ao exemplo das cotas nas universidades:
Os abastados,vem de berço de ouro, desde cedo estudam em escolas particulares, fazem diversos cursos extracurriculares e cursinhos pré-vestibular; já os desafortunados, estudam em escolas públicas, sequer  tendo dinheiro para o material escolar e uniforme, tendo um processo de ensino público vergonhoso e de baixa qualidade. Então, quando forem prestar vestibular, concorrerão em pé de igualdade?
E lembrando que o afrodescendente brasileiro é aquele que em sua maioria – estatisticamente falando  – vem fazendo parte dos desafortunados e sofrem os mais diversos tipos de preconceitos.

Por tudo isso, devemos aos desafortunados a oportunidade de terem oportunidades e poder concorrer,em pé de igualdade, com qualquer outra pessoa no mercado de trabalho e poder ter sonhos e desejos de um futuro melhor, como qualquer outra pessoa, pois todos somos iguais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As sierras do mundo...

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!