Estudos - Jean Piaget
“O que se aprende nada mais é do que o conjunto das
diferenciações devidas à acomodação, fonte de novos esquemas em função da
diversidade crescente dos conteúdos”.
“Aprendizagem e
conhecimento” parte 1 Jean Piaget
“A inteligência é um caso particular da adaptação
biológica... todo e qualquer ato de inteligência supõe um sistema de
implicações mútuas e de significações solidárias”.
“O nascimento da
inteligência na criança” Jean Piaget
“A imitação é sempre u m prolongamento da inteligência,
mas no sentido de uma diferenciação em função de novos modelos”.
“A inteligência tende a um equilíbrio permanente entre a
assimilação e a acomodação, ao passo que a imitação prolonga a acomodação
submetendo a assimilação”.
“... o brinquedo é essencialmente assimilação – funcional
ou reprodutora; assimilação predominante sobre a acomodação”.
“... o jogo (brinquedo) constitui, com efeito, uma
transposição simbólica que sujeita as coisas à atividade do indivíduo, sem
regras, nem limitações. Logo, é assimilação quase pura...enfim, com a
socialização da criança, o jogo (brinquedo) adota regras e adapta cada vez mais
a imaginação simbólica aos dados da realidade, sob a forma de construções ainda
espontâneas, mas imitando o real”.
“... a imitação prolonga a acomodação, o jogo (brinquedo)
prolonga a assimilação e a inteligência reúne-as sem interferências que
compliquem essa situação simples”.
“O brinquedo de regras (jogo), que também é assimilação
do real ao eu, constitui “uma função vital do pensamento à medida que o
indivíduo se socializa”; constitui também um equilíbrio entre a assimilação ao
eu e à vida social, ao mesmo tempo que marca a superação do brinquedo infantil
no sentido do jogo adulto”.
“A formação do símbolo na
Criança” Jean Piaget
“Fazer: Compreender em ação uma dada situação em grau
suficiente para atingir os fins propostos;
Compreender: Conseguir dominar, em pensamento, as mesmas
situações até poder resolver os problemas por elas levantados, em relação ao
porquê e ao como das ligações constatadas e, por outro lado, utilizadas na
ação”.
“Fazer e compreender” Jean
Piaget
“Pensar é agir sobre o
objeto e transformá-lo...pensar não se reduz em falar e nem mesmo em abstrair,
mas em agir para produzir e reproduzir”.
“Problemas de psicologia genética”
Jean Piaget
“O homem é um ser essencialmente social, impossível,
portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Em
outras palavras, o homem não social, o homem visto como imune aos legados da
história e da tradição, este homem não existe... desde o nascimento, o
desenvolvimento intelectual é, simultaneamente, obra da sociedade e do
indivíduo...a personalidade é, pois, uma coordenação da individualidade com o
universal”.
“Teorias psicogenéticas em
discussão” Piaget, Vygotsky, Wallon.
“... os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para
a moralidade humana...representa uma atividade interindividual necessariamente
regulada por certas normas...o respeito a elas tem em si caráter moral... tal
respeito provém de mútuos acordos entre jogadores, e não de mera aceitação de
normas impostas por autoridades estranhas à comunidade de jogadores”.
“Para Piaget, a inteligência humana deve ser entendida
como um sistema cognitivo, sistema este ao mesmo tempo aberto e fechado; aberto
no sentido em que se alimenta, através da ação e da percepção do sujeito, de
informações extraídas do meio social e físico; e fechado no sentido em que o
sistema em questão não se confunde com uma página em branco, mas é, sim, dotado
de capacidade de organização (ciclos)”.
“Os pensadores – Piaget”
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