Taxa de juros e inflação

Manchete: "Trajetória de alta de juros continuará", diz ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco central) de 20/04/11.

Mas por qual razão isso se dá em nossa economia?
Para entender o porque dessa minha pergunta,e para que você formule sua própria resposta,remetamos a duas teorias econômicas, acerca de inflação.

Monetarismo - (Política da moeda)Política adotada pelo governo brasileiro desde o Governo Fernando Henrique Cardoso e a instituição do Real em 1.994. Trata-se de uma política de combate a inflação por meio de manipulação da taxa de juros básica total, que no Brasil é a SELIC.Essa teoria ortodoxa alega que a inflação (aumento dos preços - principalmente das commodities) deve-se a demanda ser maior do que a oferta de bens, o que obriga o produtor/vendedor a aumentar seus preços de repasse.
Não leva em consideração outras variáveis,como especulação financeira por parte dos que poupam (os mais abastados financeiramente)e a flexibilidade de pagamento de produtos (ou seja,parcelamentos e financiamentos) aos mais pobres. O que resulta de outra maneira em aumento do consumo.

CEPAL - (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) Essa comissão constituiu-se para o estudo das economias de paises subdesenvolvidos (ou como usualmente se diz "paises em desenvolvimento").Ela apregoa que é preciso avaliar as estruturas de cada país e reconhecer nas diferenças como se constroem os mecanismos inflacionários,sem dar margens a simplificações,afinal,o que funciona em paises europeus ou nos EUA,pode não funcionar no Brasil. A nossa inflação não surge somente de desequilibros em oferta e demanda de bens na economia,somos um país com muitos problemas sociais, e aumentos nas taxas de juros,retraem nosso poder de investimento no país,e daí compromete a qualidade de vida da população e aumenta a especulação financeira.

Exposto isso,fica um alerta em relação ao que obtemos de informação nas mídias e a como essas informações são nos dada,porque infelizmente o PIG* por aí está.

E deixo a minha pergunta inicial à vocês.Tirem suas conclusões...

*PIG - Partido da Imprensa Golpista (leia mais em www.conversaafiada.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As sierras do mundo...

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!