Carnaval - Festa popular tradicional?

O que significa uma festa popular para um povo?Qual o sentido de toda uma tradição?Ou melhor no que consiste uma tradição,o que é chamado de culto pelos intelectuais ou o que é apreciado pela "massa"?
O carnaval no Brasil é um evento de grande extensão e proporção,enraizado na cultura do país.
É um grande atrativo ao turismo exterior e movimenta todo o povo,aquece muitas vertentes do comércio, isso é inegável.
Mas o quanto o poder público deve envolver-se nesse tipo de festejo popular?Efetuar investimentos,praticamente decretar feriados (em quase todo o país,principalmente na região nordeste).E o que foge ao comércio e turismo,como fica economicamente um país parado por uma semana todo ano,além de em todos os outros feriados?
É um movimento as raízes do encontro das raças que compõem nosso país,do ir contra a todos os tipos de preconceitos de raça,opção sexual,ou seja lá qual houver?Se sim,é totalmente válido ao sócio-cultural de nossa nação.
Mas se for um movimento à paixão por uma comemoração festiva puramente musical,de libertinagem sexual,entorpecente e alcoólica,por puro prazer e divertimento,sem sentido simbólico contextual,somente para engrossar os saldos bancários das indústrias de bebidas,então,foge a uma festa de sentido tradicional e popular verdadeiro.
Sendo que o tradicional e cultural é importantissimo à uma nação,para resgatar suas raízes,suas origens e preservar sua história.
Portanto,será que o nosso carnaval da atualidade se propõe a tanto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As sierras do mundo...

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!