Algumas discussões: Bolsa família

Bolsa Família - é um programa de bem-estar social desenvolvido pelo governo federal brasileiro em 2003 para integrar o Fome Zero. Consiste-se na ajuda financeira às famílias pobres e indigentes do país, com a condição de que estas mantenham seus filhos na escola e vacinados. O programa visa reduzir a pobreza a curto e a longo prazo através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa acabar com a transmissão da miséria de geração a geração.

Esse tipo de projeto é importante,num país com dificuldades como o Brasil,e estando dentro do sistema capitalista,onde as relações definem-se pela dominação e opressão.Onde existe a classe dominante relativamente unificada, e onde a possibilidade de distribuição de renda é mínima, por causa das estruturas de proteção de classes.Vivemos num sistema que nos faz crer que há possibilidade de ascensão social,mas analisando,na prática, isso é impossível,pois não há oportunidades de estudo em boas escolas,ou até mesmo ingressar numa universidade (só com muito estudo para passar num vestibular ou tentar o PROUNI) e consequentemente conquistar um bom emprego. A menos que você já venha de uma classe social favorecida.
E até a chegada do governo Lula,quem vivia abaixo da linha da miséria,iria morrer nela.Não há como discutir assistencialismo,cotas e afins no Brasil, "enquanto houver seres humanos que não discutem por não ter algo,e vivem na ignorância,porque os mesmos nunca souberam o que é ter algo".
Portanto,para mim, o bolsa família não é a solução para a pobreza no Brasil,mas no momento,é o que de melhor já foi feito nessa área,na história desse país,em favor dos desfavorecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só vai

Professores: mais que úteis, essenciais!